sábado, 16 de abril de 2016

                                                          Conhecendo o:  




Agora iremos ampliar o conhecimento dos nossos pequenos, apreendendo o alfabeto.




Meu nome é...


Realizar atividades com nomes próprios no início da alfabetização é uma boa estratégia para que as crianças comecem a refletir e conhecer sobre o funcionamento do sistema alfabético. Segundo Ferreiro e Teberosky, no livro Psicogênese da Língua Escrita, o nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome e sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação. Ao elaborar boas atividades de leitura e escrita do próprio nome e dos amigos, na fase inicial da alfabetização, a criança é levada a refletir sobre diferentes aspectos do sistema alfabético, como por exemplo:

 As diferenças entre as letras dos outros sinais gráficos; 
 A orientação esquerda-direita da escrita; 
 A estabilidade dos nomes em relação à quantidade de letras; 
 A escrita como significado cultural, já que identifica indivíduos e objetos; 
 A ampliação do repertório de letras; 
 A possibilidadede de perceber que nomes diferentes se escrevem formas distintas; 
 A variedade e posição das letras para se escrever um nome.



Cartaz com os nomes 

O nome próprio deve ser fonte de consulta para o aprendizado das letras e recurso para a escrita de outros nomes. Uma boa prática para a sala de aula é a seguinte: escreva os nomes dos alunos em ordem alfabética e em letra maiúscula, em um cartaz, para que os alunos possam identificar o próprio nome e o dos colegas, fazendo uso constante para a construção da escrita de novas palavras. Nesse cartaz devem apenas estar escritos os nomes dos alunos e não conter fotos, para promover reflexão constante.




No primeiro mês de aula 
Além da construção do cartaz com os nomes, proponha uma sequência de atividades com nomes próprios, como:
 Realizar atividades de escrita do nome nos pertences das crianças e nos trabalhos propostos no dia;
 Realizar escrita do nome no crachá;
 Promover chamada todos os dias, pedindo para que os alunos encontrem os nomes de quem não compareceu à aula, no cartaz de nomes;
 Pedir que encontrem o ajudante do dia no cartaz de nomes dos alunos.
O nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome, e à sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação. 















Agora vamos aprender, o abecedário, cantando com a Xuxa.

https://www.youtube.com/watch?v=Fei2FjFJ47s

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